Irreverência, humor, criatividade, non-sense, ousadia, experimentalismo. Mas tudo pode aparecer aqui. E as coisas sérias também. O futuro dirá se valeu a pena...ou melhor seria ter estado quietinho, preso por uma camisa de forças!
Segunda-feira, 14 de Março de 2005
Novamente a 1ª carta de S. Paulo aos coríntios
No dia 25 de Fevereiro, já lá vão quasi três semanas, transcrevi um pequeno excerto daquele texto bíblico. Até hoje só lá apareceu um comentário. E o assunto dava pano para mangas...e ainda sobrava!
Não vou analisar o texto pois já se aproxima a hora da nana. E é preciso estar com a cabeça muito fresquinha para o abordar sob as múltiplas perspectivas que ele merece.
Mas, uma coisa gostava de dizer.
Desde que o li pela primeira vez, há já bastantes anos, a segunda ideia que me assaltou (a primeira foi, obviamente, ir lê-lo à minha mulher e dar-lhe a interpretação mais primária..., o que me obrigou a fazer alguns exercícios de contorcionismo para escapar a uma chuva de objectos que voaram na minha direcção), foi a de que cristianismo e islamismo têm muito mais em comum do que às vezes se julga.
Se não leram, leiam o texto que então transcrevi e digam se tenho ou não razão.
Ao fim e ao cabo, são ambas religiões profundamente difundidas e monoteístas, não é?


publicado por António às 23:07
link do post | comentar | favorito
|

6 comentários:
De leonoreta a 8 de Abril de 2007 às 10:10
sim, claro.
pelo que tenho lido e aprendido em filosofia, todas as religioes monoteistas partem de uma so, o judaismo.
e que a sobrevivencia do cristianismo se deu a uma excelente fusao da filosofia grega com a religiao judaica, da qual saulo o filosofo, por exemplo, que mais tarde adoptou o nome de paulo quando se tornou apostolo, foi um grande mentor.

abraço da leonoreta


De António a 8 de Abril de 2007 às 15:16
Olá!
O que é mais impressionante é como o catolicismo (a versão mais próxima do original cristianismo) ainda se mantém tão vigoroso ao fim de dois milénios e tantos cismas e contrariedades.
A minha explicação para o facto aponta para dois aspectos: um deles é o autoritarismo com que é governada por aqueles que os seus pares consideram os mais capazes; o outro é o seu conservadorismo que, não flutuando ao sabor de modas passageiras, lhe confere uma credibilidade muito grande.

Beijinhos


De Anónimo a 8 de Abril de 2007 às 15:46
assino em baixo.
leonoreta


De António a 8 de Abril de 2007 às 18:32
A tua assinatura parece feita com letra de imprensa
ihihihihihih


De Ruben A a 24 de Dezembro de 2008 às 16:55
De facto, todas as religiões têm mais em comum do que à partida se pensa. Só uma espécie de adesão futebolística justifica que cada uma acredite ser melhor que as outras. O cristianismo tem como base o novo testamento, que é um conjunto de 4 evangelhos (aceites e aprovados pela Igreja), mais o livro dos actos dos apóstolos, as epístolas de São Paulo e o Apocalipse (livro da revelação). O Catolicismo deriva da ortodoxia imposta por Roma posterior a Constantino , o primeiro Imperador Católico. O Catolicismo teve o condão de unir a Europa, num tempo de instabilidade política e de desagregação do império romano. Existem os chamados evangelhos apócrifos, evangelhos considerados inapropriados pela inicial ortodoxia católica, por enquadrarem uma visão gnóstica do cristianismo. A bíblia dos dias de hoje foi traduzida e compilada por São Jerónimo. O grupo dos 70 sábios traduziu-a do hebraico e do aramaico, sendo que a tradução dos 70 era perfeitamente igual, pelo que tal acontecimento foi considerado um sinal divino. O Cristianismo de hoje divide-se em católicos, ortodoxos, luteranos, calvinistas, anglicanos, evangélicos, já para não falar de todas as subdivisões e novas seitas que vão surgindo. Cristo é a figura principal , o filho de Deus, salvador da Humanidade, cordeiro sacrificado para remissão de todos os pecados.


De António a 25 de Dezembro de 2008 às 00:48
A matéria foi ben estudada, hein?

Abraço


Comentar post

Mais sobre mim
Março 2007
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3

4
5
6
7
8
9
10

11
12
13
14
15
16
17

18
19
20
21
22
23
24

25
26
27
28
29
30
31


Posts recentes

"Eu sou louco!" no Sapo

Explicações no Ribeiro

Diplomacia no Rivungo

Excursão a Zamora

Na Kaiserstrasse

Miguel Ângelo (a casa de ...

Miguel Ângelo Pereira

No norte de Itália

No campo de trabalhos

Seis meses de vida

Fórmula 1 na Boavista

Um filme em Zurich

Uma turma difícil

O anúncio

Sonhos e realidade

Cena de caça no Bambangan...

Em Las Palmas

Lutador anti-fascista

O fármaco milagroso

Uma noite em Londres

Arquivos

Março 2007

Setembro 2005

Agosto 2005

Julho 2005

Junho 2005

Maio 2005

Abril 2005

Março 2005

Fevereiro 2005

Outros blogs
Pesquisar neste blog
 
Visitantes

Free Hit Counter